6 dicas para inovar no mercado gastronômico

Chef in loco
27/06/2017 - 16:52:57
Equipe Chef in Loco

Mais detalhes do usuário Voltar

Empreendedores contam o que há de novo no setor de alimentação

A experiência do consumidor dita o sucesso do mercado gastronômico. Não basta servir boa comida – é preciso pensar fora do salão. É por conta disso que iniciativas inovadoras e responsáveis por trazer um novo olhar ao tradicional setor têm ganhado espaço nos últimos anos. O tema foi motivo de debate na primeira edição do PEGN Labs, encontro que reuniu empreendedores e especialistas do mercado de bares e restaurantes para falar das tendências e boas práticas de gestão. O evento ocorreu no mês de março deste ano, em São Paulo.

Estiveram presentes no debate Priscila Sabará, da plataforma FoodPass; Luigi Testa, executivo que trouxe o Eataly ao Brasil; e André Fischer, fundador da winebar itinerante Los Mendozitos. Os três são exemplos de empreendedores que encontraram no mercado gastronômico uma oportunidade de inovar.
A FoodPass oferece aos seus clientes a possibilidade de aliar gastronomia a educação e entretenimento. A startup formula, por exemplo, sessões de cinema 4D. Enquanto assistem ao filme, os consumidores têm a chance de a comida oferecida nas películas – e preparadas por grandes chefs. “A experiência alimentar é a melhor forma de reunir as pessoas”, diz Priscila.
No Eataly, a educação também foi uma maneira encontrada para fidelizar os clientes e aumentar a atração ao espaço de mais de 4 mil m². Cursos com grandes chefs são usados para que os consumidores queiram voltar ao local. “Gostamos de contar histórias com a comida. Essa proximidade permite isso”, diz Luigi Testa.
Para Fischer, empreendedor responsável pelo truck de vinho, rejuvenescimento é a palavra de ordem do negócio. “Precisamos dar acessibilidade para quem gosta de vinho. O mercado pede isso. Também é importante trazer uma nova linguagem aos consumidores da tradicional bebida.”

Os três listaram uma série de dicas para quem está repensando a gastronomia como negócio. Confira:

1. Proatividade
Para Fischer, esta é palavra de ordem na Los Mendozitos. “É precisa querer inovar, gostar de repensar as coisas.” Um exemplo dessa aposta do empreendedor é a forma de rotulação criada pela empresa. Nas garrafas da marca, não há contrarrótulo, apenas um rótulo frontal com mensagens que ajudam o consumidor a entender o produto.

2. Adaptação
O empreendedor da Los Mendozitos afirma que o novo mercado deve se “encaixar” onde for necessário. Por isso, a sua empresa conta com diversos modelos físicos, desde trucks maiores até mesas itinerantes. “A ideia é que a gente consiga atender em qualquer lugar. Até mesmo dentro de um elevador, se necessário.”

3. Tudo em um só lugar
Luigi Testa diz que um dos diferenciais do Eataly é fazer caber, em um único empreendimento, diferentes conceitos. “Não é só um mercado de qualidade, nem um espaço de eventos e muito menos um restaurante. É tudo isso em um só lugar.”

4. A voz do público
O executivo conta que o Eataly teve de se adaptar ao mercado brasileiro. Para ouvir o que o público tem a dizer nas redes sociais, a empresa mantém ações de marketing com os usuários. “Por exigência das pessoas, adicionamos mais molho às massas da casa. E a resposta foi ótima.”

5. O chef é cliente
Para Priscila, há tantas possibilidades no mercado que até os chefs podem inspirar novos negócios. Na FoodPass, a empreendedora organiza eventos para que esses profissionais trabalhem de maneira mais livre, com poucas restrições à imaginação. “Há quem ache o restaurante um fator limitador. Estamos aí para mostrar que há como ser o mais autoral possível.”

6. Gastronomia difundida
Priscila afirma que o sucesso da gastronomia pode ajudar outros empreendedores a pensar em novas parcerias. "A gastronomia é pop agora. Isso tem possibilitado que mercados diferentes abracem esse meio. Cada vez mais, é possível procurar parcerias, oferecer serviços e desenvolver projetos com empresas de outros setores. Basta ser criativo."

Fonte: http://revistapegn.globo.com/PEGN-Labs/noticia/2017/03/6-dicas-para-inovar-no-mercado-gastronomico.html



Compartilhar